Trump usa Twitter para demitir seu chefe da diplomacia

Publicado por: Seu nome em 14 Mar, 2018
Trump pediu que Pompeo seja confirmado rapidamente pelo Senado (Foto: Divulgação)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destituiu seu chefe da diplomacia, Rex Tillerson, nesta terça-feira (13), e nomeou o diretor da CIA, Mike Pompeo, para lhe suceder, pondo fim à gestão do ex-executivo do petróleo marcada por desencontros e por constantes rumores de partida.

O ex-secretário de Estado, que voltou antes do amanhecer de uma viagem pela África, não falou com o presidente antes do anúncio de sua demissão e tampouco sabia o motivo de sua repentina expulsão, segundo o alto funcionário do Departamento de Estado. O presidente queria reestruturar sua equipe a fim de iniciar as negociações com a Coreia do Norte, após o surpreendente anúncio na semana passada de um encontro entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un, disse um alto funcionário da Casa Branca.

Trump teve poucas palavras de elogio para Tillerson, que várias vezes nos últimos meses parecia estar prestes a ser demitido. "Conseguiu muito nos últimos 14 meses e desejo o melhor para ele e para sua família", disse Trump, agradecendo a Tillerson "por seu serviço".

Em declarações a jornalistas antes de partir para a Califórnia, Trump falou abertamente de seus desencontros com o ex-chefe da Exxon, em particular sobre o acordo nuclear com o Irã. "Rex e eu (...) nos damos muito bem, mas discordamos em algumas coisas", disse. "O acordo com o Irã eu achei que era terrível, ele pensou que era bom. Eu queria rompê-lo, ou fazer algo, ele pensava um pouco diferente. Então, realmente não estávamos pensando o mesmo", reconheceu.

Mais cedo, Trump havia elogiado o trabalho de Pompeo, um ex-oficial do Exército americano e congressista que dirigiu a Agência Central de Inteligência (CIA) desde janeiro de 2017, considerando-o "a pessoa adequada para o trabalho neste momento crítico". "Continuará nosso programa de restaurar a posição dos Estados Unidos no mundo, fortalecer nossas alianças, enfrentar nossos adversários e buscar a desnuclearização da península coreana", disse Trump.

Trump pediu que Pompeo seja confirmado rapidamente pelo Senado, enquanto sua administração prepara essas sensíveis negociações, cuja data e lugar ainda não foram determinados. Para substituir Pompeo, Trump nomeou Gina Haspel, uma funcionária de carreira da CIA e primeira mulher designada para o posto. Quando Trump decidiu aceitar o convite para se reunir com Kim, Tillerson, que estava na África, suspendeu sua agenda por estar "indisposto" e encurtou a viagem para poder regressar a Washington.

Após o anúncio de Trump nesta terça-feira, Steve Goldstein, subsecretário de Estado para Assuntos Públicos, disse que Tillerson não falou com o presidente nesta manhã e que desconhecia os motivos de sua destituição. Em uma série de tuítes em sua conta oficial, Goldstein deu a entender que Tillerson se viu surpreendido por sua destituição.

"O secretário tinha toda a intenção de ficar, devido ao progresso tangível conseguido em questões críticas de segurança nacional. Estabeleceu e desfrutou as relações com suas contrapartes", acrescentou Goldstein. "Desejamos o melhor para o secretário designado Pompeo", completou. Também destacou "a relação extraordinariamente sólida" com o Pentágono, em um reconhecimento ao estreito vínculo trabalhista de Tillerson com o secretário de Defesa, Jim Mattis.

Durante sua gestão, Tillerson se viu muitas vezes forçado a negar que havia discutido com Trump e prometeu permanecer no cargo, apesar de rumores de que teria chamado o presidente de "imbecil". Como chefe da diplomacia americana enfrentou muitos desafios de política externa: das ameaças nucleares da Coreia do Norte até problemas com a Rússia e supostos ataques contra diplomatas americanos em Cuba. Seus esforços foram, porém, frequentemente ofuscados pelo estilo pouco diplomático de Trump e por seus tuítes provocadores que causaram tensões internacionais. 



Postado em: Internacional
Compartilhe:

Notícias relacionadas

Trump usa Twitter para demitir seu chefe da diplomacia

Trump pediu que Pompeo seja confirmado rapidamente pelo Senado (Foto: Divulga&...
leia mais

Comentários (0)


No ar agora

Parceiros

Facebook

Andressa Suita e Gusttavo Lima tiram dia de folga com os filhos

O casal Andressa Suita e Gusttavo Lima tirou esta segunda-fe...

Anitta reage a críticas após anúncio de série: "Quem não gosta de mim é só não assistir"

Anitta usou o Instagram Stories nesta quinta-feira (12) para reagir &agrave...

Simaria posta foto de biquíni nas Ilhas Maldivas durante viagem em família

A cantora Simaria, da dupla sertaneja com Simone, publicou uma foto de...

Mariah Carey interrompe show para rapaz pedir namorado em casamento e posta vídeo

Mariah Carey não é romântica apenas da boca para fora. ...

Felipe Titto nega ter recusado participar de clipe do cantor Nego do Borel por beijo gay

Felipe Titto usou seu Insta Stories para esclarecer por que não part...

Acusados de espancar e matar a travesti Dandara vão a julgamento em 5 de abril (400 acessos)

inco acusados de torturar com agressões e matar a travesti Danda...

Defesa de Lula faz novo pedido ao STF para tentar evitar prisão do ex-presidente (344 acessos)

A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta quarta...

Trump usa Twitter para demitir seu chefe da diplomacia (337 acessos)

Trump pediu que Pompeo seja confirmado rapidamente pelo Senado (Foto: Divulga&...

Floresta vence Fortaleza e assume liderança da segunda fase do Campeonato Cearense (312 acessos)

RESUMÃO O JOGO Fortaleza veio ofensivo, partindo em busca do ataque...

Sem camisa, Gusttavo Lima posa ao lado de carrão e empolga Andressa Suita (301 acessos)

Gusttavo Lima dispensou a camisa e deixou os músculos à mostr...