Polícia identifica segunda testemunha do assassinato da vereadora Marielle no Rio

Publicado por: Seu nome em 15 Mar, 2018

Uma nova testemunha pode ajudar a polícia na investigação da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada a tiros na Região Central do Rio nesta quarta-feira (14). De acordo com o ex-chefe de Polícia Civil do Rio e comentarista da TV Globo, Fernando Veloso, além da assessora, uma outra testemunha do crime já prestou depoimento na Divisão de Homicídios na madrugada desta quinta-feira (15). Uma das hipóteses do crime, segundo a polícia, é execução, mas a polícia não descarta nenhuma hipótese.

“Vou tentar informar o máximo possível sem comprometer o trabalho que começou a ser iniciado pelos investigadores da Divisão de Homicídios durante a noite e a madrugada. Além da assessora, há outra testemunha que já foi identificada e ouvida”, afirmou Veloso.

A primeira testemunha foi a assessora de Marielle, que estava no carro, foi atingida por estilhaços e teve ferimentos leves.

O corpo de Marielle será velado na Câmara dos Vereadores a partir das 11h desta quinta-feira (15).

 
Marielle Franco durante sessão na Câmara do Rio em 2017 (Foto: Renan Olaz/Câmara do Rio)Marielle Franco durante sessão na Câmara do Rio em 2017 (Foto: Renan Olaz/Câmara do Rio)

Marielle Franco durante sessão na Câmara do Rio em 2017 (Foto: Renan Olaz/Câmara do Rio)

Segundo as primeiras informações da polícia, bandidos em um carro emparelharam ao lado do veículo onde estava a vereadora e dispararam. Marielle foi atingida com pelo menos quatro tiros na cabeça. A perícia encontrou nove cápsulas de tiros no local. Os criminosos fugiram sem levar nada. Além da vereadora, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu.

Marielle havia participado no início da noite de um evento chamado "Jovens Negras Movendo as Estruturas", na Rua dos Inválidos, na Lapa.

No momento do crime, a vereadora estava no banco de trás do carro, no lado do carona. Como o veículo tem filme escuro nos vidros, a polícia trabalha com a hipótese de os criminosos terem acompanhado o grupo por algum tempo, tendo conhecimento da posição exata das pessoas. O motorista foi atingido por pelo menos 3 tiros na lateral das costas.

A polícia buscará imagens de câmeras da região para determinar o trajeto do carro e desde onde ele passou a ser seguido. O local exato do crime fica quase em frente a um posto do Detran, que na hora estava fechado. Do outro lado da rua há uma concessionária que também estava fechada.

 

"Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe?"

 

Uma dia antes de ser assassinada, Marielle reclamou da violência na cidade, no Twitter. No post, ela questionou a ação da Polícia Militar.

 

Mais um homicídio de um jovem que pode estar entrando para a conta da PM. Matheus Melo estava saindo da igreja. Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe?

 
 

 

Repercussão

 

O deputado estadual do PSOL Marcelo Freixo disse que o crime é "inadmissível". "A gente vai cobrar com rigor, todas as características são de execução. Evidente que vamos aguardar todas as conclusões da polícia, cabe à polícia fazer a investigação, mas a gente, evidentemente, não vai nesse momento aliviar isso. As características são muito nítidas de execução, queremos isso apurado de qualquer maneira, o mais rápido possível", afirmou ele. Freixo disse que a vereadora nunca tinha sofrido nenhuma ameaça.

Autoridades e parlamentares de diferentes vertentes políticas do Rio divulgaram notas de pesar pela morte da vereadora do PSOL. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que falou com o interventor federal no estado e colocou a Polícia Federal à disposição para auxiliar em toda a investigação. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e os governos estadual e federal também se pronunciaram.

Crivella lamentou o "brutal assassinato" e lembrou a "honradez, bravura e espírito público" da vereadora. "É assim que hoje anoitece a cidade desolada e amargurada pela perda de sua filha inesquecível e inigualável. Que Deus a tenha!", disse o prefeito.

O governador Pezão ressaltou a luta de Marielle contra as desigualdades e violência: "Acompanho, com as forças federais e integradas de Segurança, a apuração dos fatos para a punição dos autores desse crime hediondo que tanto nos entristece", afirmou.

Em nota, o governo federal informou que vai acompanhar toda a apuração do assassinato da vereadora e do motorista.

A morte de Marielle também repercurtiu internacionalmente e foi notícia em jornais como “The New York Times”, “The Washington Post” e na rede ABC News, todos nos Estados Unidos.

Socióloga formada pela PUC-Rio e mestra em administração pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), teve dissertação de mestrado com o tema “UPP: a redução da favela a três letras”. Trabalhou em organizações da sociedade civil como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ao lado de Marcelo Freixo.



Postado em: Policia
Compartilhe:

Notícias relacionadas

Acusados de espancar e matar a travesti Dandara vão a julgamento em 5 de abril

inco acusados de torturar com agressões e matar a travesti Danda...
leia mais

Polícia identifica segunda testemunha do assassinato da vereadora Marielle no Rio

Uma nova testemunha pode ajudar a polícia na investigação...
leia mais

Seis ficam feridos em confusão em ato de professores em frente à Câmara de SP, diz advogado

eis pessoas ficaram feridas na confusão ocorrida durante protesto ...
leia mais

Comentários (0)


No ar agora

Ricardo Filho

Temperatura Máxima
Horário: 08:00 ate às 11:00

Parceiros

Facebook

Cantora Perlla posa de fio-dental na praia e avisa: "Corpo em evolução"

Perlla postou um clique pra lá de ousado em seu Instagram ...

Solange Almeida posta antes e depois de cirurgia bariátrica: "Mudou a minha vida''

Solange Almeida foi ao Instagram na noite desta sexta-feira (31) ...

Filha caçula de Gloria Pires posa de biquíni e ganha elogio do pai: "Gata perfeita"

Ana Morais compartilhou uma foto em seu Instagram no último domingo ...

Campeã do BBB 18, Gleici Damasceno anuncia fim de namoro com Wagner Santiago

Gleici Damasceno, campeã do BBB 18, surpreendeu os seguidores no fim da n...

Arthur Aguiar lamenta críticas após mostrar rosto da filha: "É chocante, triste"

Arthur Aguiar resolveu mostrar o rostinho da filha Sophia, fruto do re...

Tati Zaqui posa de microshort e fã se empolga: "A mais sexy de 2019 já" (32545 acessos)

Se depender dos fãs, Tati Zaqui, eleita mais sexy de 2018,...

Nego do Borel rebola até o chão com a namorada em vídeo quente na web (29237 acessos)

Nego do Borel agitou as redes sociais nesta quinta-feira (21) ao publicar u...

Simaria posta foto de biquíni nas Ilhas Maldivas durante viagem em família (19397 acessos)

A cantora Simaria, da dupla sertaneja com Simone, publicou uma foto de...

Andressa Suita e Gusttavo Lima tiram dia de folga com os filhos (5509 acessos)

O casal Andressa Suita e Gusttavo Lima tirou esta segunda-fe...

Solange Almeida posta antes e depois de cirurgia bariátrica: "Mudou a minha vida'' (4205 acessos)

Solange Almeida foi ao Instagram na noite desta sexta-feira (31) ...